sábado, 8 de maio de 2010

As propriedades do Morango


                                      





Frutos grandes, doces e com vermelho vivo. A qualidade dos morangos das montanhas capixabas tem atraído visitantes às propriedades rurais da região, principalmente nesta época do ano em que os canteiros estão carregados. O período de colheita é maior nos meses de agosto, setembro e outubro.




O agroturismo, portanto, tem proporcionado uma fonte de renda para os produtores da região, que disponibilizam ao turista em suas propriedades a possibilidade de consumir um fruto saudável diretamente do pé e ainda adquirir produtos derivados do morango artesanalmente preparados, como geléias, bombons, licores e sucos.



De acordo com o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), José Mauro de Sousa Balbino, esse sucesso pode ser atribuído à alta qualificação dos produtores e a utilização de técnicas modernas de manejo da plantação, como o sistema de túneis e a irrigação por gotejamento, que evitam o desenvolvimento de doenças e o uso de agrotóxicos. Para tanto, o Incaper presta assistência técnica constante aos agricultores familiares e promove cursos de capacitação sobre o processamento de frutas para utilização na agroindústria.



O agricultor Gilberto Carlo Gagno recebe em sua propriedade, em Venda Nova do Imigrante, cerca de 20 visitantes por semana. Ele cultiva morangos há 10 anos e possui um hectare ocupado com a atividade. Apesar de ser um pequeno produtor, investe bastante em tecnologia e conquista os turistas pela beleza de seus frutos.







“Os visitantes vêm até aqui, conhecem a plantação, escolhem e colhem os morangos que querem levar e ainda experimentam os produtos confeccionados pela minha esposa à base da fruta. Na propriedade eles podem encontrar morangos mais saborosos do que os oferecidos em supermercados, por exemplo, pelo fato da fruta ficar no pé até o fim da maturação”, afirma Gilberto.







Para o presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, o agroturismo se destaca com uma excelente oportunidade de diversificação da renda, graças aos diversos atrativos que se somam à atividade. “Os visitantes buscam nas propriedades rurais não só o consumo de um fruto de qualidade, mas também desejam conhecer o processo produtivo do alimento, entrar em contato com o dia-a-dia do campo ou, ainda, promover o resgate da cultura de seus familiares, num espaço de lazer e descontração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores